Tratamento em Autoclave
A madeira é tratada industrialmente, em autoclave, pelo sistema de vácuo, pressão e os produtos químicos Arseniato de Cobre Cromatado (CCA – ÓXIDO). É uma opção inteligente para engenharia, arquitetura, paisagismo e decoração. Estes produtos garantem resistência e durabilidade à madeira – seja ela oriunda de floresta tropical certificada ou de reflorestamento – nas mais diversas situações e graus de agressividade a que estará exposta.
Vigas, estruturas, esquadrias, postes, dormentes, mourões, móveis de jardim e uma grande variedade de produtos da madeira, tem sua vida útil estendida por décadas. Madeira tratada, além de durável é versátil, confiável e ecológica.
Quais são os produtos utilizados no tratamento industrial da madeira?
Neste informativo nos referimos ao Osmse K33 C – Óxido, um preservativo hidrossolúvel, de ação fungicida e inseticida, classificado quimicamente como Arseniato de Cobre Cromatado (CCA – ÓXIDO). Ele é utilizado com muita segurança nas Usinas de Preservação de Madeiras, dentro de um sistema industrial fechado, em que não há contato direto do homem com o produto. É utilizado após dissolvido em água e, uma vez penetrando nas camadas permeáveis da madeira, seus componentes serão micro-distribuídos, limitando a solubilidade destes uma vez ocorrida a fixação primária.
Como e contra quê o produto Osmose K33 C protege a madeira?
Os elementos químicos do Osmose K33 C distribuem-se nas paredes das células da madeira (“fibras”), dado que todos eles se encontram na forma de óxidos puros. O Cromo promove um processo de ancoragem do Cobre (fungicida) e do Arsênio (inseticida) com os elementos celulósicos da madeira. A partir deste processo, a madeira fica imunizada contra a ação de fungos (apodrecimento) e insetos (brocas e cupins).
A madeira tratada a pressão pode receber acabamento posterior?
A madeira tratada com o produto hidrossolúvel (base água) Osmose K33 C pode receber qualquer tipo de acabamento posterior. O acabamento ideal é proporcionado por produtos penetrantes, não-formadores de filmes ou películas, e que também apresentam características hidrorrepelentes (repelentes à água ou umidade). O produto ideal para tais aplicações é o Osmocolor Stain pois, além de apresentar todas essas características, oferece a possibilidade de acabamento em cores semitransparentes (que imitam madeiras nobres) e cores sólidas, além de filtro solar.
É necessário seguir alguma recomendação especial no manuseio ou trabalho com a madeira tratada a pressão?
Após o tratamento preservativo, recomenda-se que a madeira tratada com Osmose K33 C seja comercializada somente depois de ocorrida a fixação primária, cuja demora ocorre em função da temperatura ambiente. A 10°C, essa fixação demora 13 dias; a 25°C, demora 3 dias (72 horas) e a 90°C demora 2 horas (120 minutos). Quando esta madeira for trabalhada, serrada, lixada ou entalhada, o uso de máscara contra pó torna-se necessário, para evitar a inalação freqüente e prolongada da serragem. Tais serviços devem ser executados em locais externos, arejados e sem acúmulo de poeira. Preferencialmente, qualquer corte, entalhe, furo etc. deverá ser realizado antes do tratamento.
Qual o procedimento para destinação final de sobras e resíduos da madeira tratada?
O procedimento ideal para a destinação final adequada é enviar os resíduos da madeira para um aterro industrial controlado, que esteja devidamente registrado pelo Órgão Ambiental local, de acordo com a legislação ambiental municipal e estadual vigente. Sobras e resíduos da madeira tratada não podem ser reutilizados na fabricação de produtos destinados à queima como carvão ou briquetes. Também não podem ser utilizados como combustível em fogões, lareiras, churrasqueiras ou para qualquer tipo de queima a céu aberto, porque podem produzir gases tóxicos. Os resíduos de madeira tratada também não devem ser utilizados em contato com alimentos, água potável e cama para animais.